Os Comitês dos Italianos no Exterior são órgãos representativos da comunidade italiana nas relações com as representações diplomático-consulares e trabalham pela integração da comunidade italiana residente no país estrangeiro em que estão localizados. O COM.IT.ES PR/SC, em particular, realiza uma tarefa muito importante na cooperação para tutela dos direitos dos italianos residentes na área de jurisdição do Consulado Geral da Itália em Curitiba. São mais de 135 mil inscritos, distribuídos entre Paraná e Santa Catarina.
Os COM.IT.ES (Comitati degli italiani all’estero, em italiano) são órgãos consultivos e representativos dos italianos residentes no exterior. Eles foram estabelecidos em 1985 pela lei italiana nº 286, como parte das reformas que concediam aos italianos residentes no exterior o direito de voto nas eleições nacionais.
Atualmente são 7 COM.IT.ES operantes no Brasil, um para cada circunscrição consular: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília.
Os COM.IT.ES são órgãos formados por 12 conselheiros (18 nas circunscrições cujo número supera os cem mil inscritos) eleitos pelos italianos residentes nas suas respectivas áreas de jurisdição. Os conselheiros não recebem nenhum tipo de remuneração e exercem um trabalho integralmente voluntário.
Cada COM.IT.ES é responsável por representar os cidadãos perante as autoridades consulares, levando adiante suas demandas, cobrando melhorias e transparência. Além disso, os COM.IT.ES podem exercer um importante papel de integração na comunidade no âmbito cultural, social e informativo.
O mandato normal de cada COM.IT.ES dura cinco anos.
O COM.IT.ES trabalha para promover a cultura italiana no exterior, organizando eventos culturais e educacionais, difundindo a língua italiana no mundo e colaborando com as comunidades italianas locais a fim de manter vínculos com a Itália e preservar tradições. É um importante órgão de representação da comunidade italiana no exterior e desempenha um papel fundamental na promoção da integração e da cooperação entre a Itália e as comunidades italianas em todo o mundo.
Também por meio de estudos e pesquisas, contribuem para identificar as necessidades de desenvolvimento social, cultural e civil da comunidade de referência; promover, em colaboração com a autoridade consular, com os Estados e autarquias locais, bem como com os órgãos, associações e comissões que funcionem no distrito consular, iniciativas adequadas em matéria de vida social e cultural, com particular atenção à participação dos jovens , igualdade de oportunidades, assistência social e escolar, formação profissional, setor recreativo e desporto.
Os COM.IT.ES também são chamados a cooperar com a Autoridade Consular na proteção dos direitos e interesses dos cidadãos italianos residentes no distrito consular.